Aliada à sustentabilidade ambiental e ao melhor uso dos recursos, a Santa Casa de Presidente Epitácio irá substituir a iluminação fluorescente tubular por lâmpadas de LED. A substituição inicial será no corredor central do hospital e no corredor do posto II – onde ficam internados os pacientes da ala SUS (Sistema Único de Saúde), porém a intenção é trocar todas as lâmpadas do hospital.
De imediato, a primeira vantagem é o menor consumo. Enquanto as lâmpadas fluorescentes tinham, cada uma, 40 Watts de potência, as versões de LED consomem apenas 18 Watts e ainda emitem mais luz.
Outra vantagem econômica é o menor uso de mão de obra de manutenção para cuidar do LED. Uma lâmpada antiga tem vida útil que varia entre 6 mil e oito mil horas. A nova iluminação dura cerca de 40 mil horas.
Com a iluminação por LED, a natureza também agradece. As lâmpadas fluorescentes precisam ser especialmente separadas na hora de se jogar fora por causa de seus componentes altamente tóxicos, como o vapor de mercúrio presente em seu interior e liberados quando se quebram.
Ao todo quinze lâmpadas foram doadas pelo vereador Adenilton Ferreira da Silva e as outras duas pela empresa Eletroluz Home Center. Cada lâmpada tem 1,20cm de comprimento.