Para quem está internado, tão importante quanto receber os cuidados da equipe de saúde, é ter bem pertinho familiares e amigos. De acordo com o administrador da Santa Casa de Presidente Epitácio, Miguéias Alves, durante uma internação, além do sofrimento físico, a pessoa tem de conviver com o sofrimento psicológico, a solidão, a autoestima abalada. As visitas, segundo ele, atenuam esses sentimentos. “A pessoa estando otimista adere mais facilmente ao tratamento, a resposta é melhor. As defesas do organismo reagem quando o paciente adota uma atitude positiva em relação à fase que está vivendo”, explica.
Os pacientes internados na Santa Casa de Epitácio podem ser visitados todos os dias, das 12 às 20 horas, sendo um visitante por vez. A entrada é pelo ambulatório, na avenida Antônio Venâncio Lopes.
“Acreditamos na importância do paciente receber visitas de familiares e pessoas queridas no processo de internação, no entanto, solicitamos a compreensão de todos para que sejam cumpridas as normas estabelecidas pela instituição hospitalar no horário de visita”, orienta Miguéias.
Regras com alimentos
Miguéias Alves explica que a Santa Casa fornece alimentação e nutrição adequada aos pacientes, e presença constante de nutricionistas proporcionam um planejamento alimentar que auxilia no processo de recuperação do paciente.
Na unidade hospitalar não é permitida a entrada externa de alimentos e bebidas em geral, o administrador explica, que, caso haja algum tipo de alimento que seja imprescindível ao hábito alimentar do paciente é necessário comunicar a nutricionista.
“As dietas são balanceadas e preparadas com a supervisão da nutricionista hospitalar, com o objetivo da recuperação rápida e satisfatória. Portanto, lembramos que oferecer alimentos que não estejam na prescrição do paciente poderá prejudicar o tratamento e restabelecimento do mesmo, além de provocar a infestação de insetos e roedores”, esclarece o administrador.
Vale destacar que a Santa Casa passa por dedetização quinzenalmente.